A administração municipal de Pejuçara decretou situação de emergência no município em razão das chuvas que ocorrem desde o início de maio. O documento foi assinado ontem à tarde e leva em consideração danos como inundações, alagamentos, bloqueio de vias e de pontes, queda de vegetação, desmoronamento de bueiros, transbordamento de rios e pontilhões, entre outros.
Culturas como a de milho, soja e feijão, bem como bovinocultura de leite, também sofreram prejuízos significativos. O objetivo do decreto de emergência é priorizar o atendimento à população atingida. Pejuçara, desde o início de maio, registra acumulado de mais de 500 milímetros de chuva.
E as chuvas registradas ontem causaram problemas em Pejuçara. Houve alagamentos de estradas nas localidades de Santa Apolônia, Linha Cambará, Santo Antônio e Vista Alegre. Na Linha Cambará, a água do rio Cambará encobriu a ponte da estrada velha que demanda para Cruz Alta. Inclusive, no local ocorre com construção de nova ponte, mais alta, justamente para evitar esse problema.
Em Vista Alegre transbordou o rio Branco. Por outro lado, de acordo com a Defesa Civil de Pejuçara, há água sobre a pista na ERS 553, também na ERS 512, na comunidade de Santo Antônio. Além disso, está interditado o acesso a duas residências em Colônias Novas. A Defesa Civil pejuçarense ainda constata problemas em bueiros no interior.