O município de Pejuçara avalia a possibilidade de decretar situação de emergência, em razão da estiagem. Nesta semana, houve reunião entre o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, Emater, os secretários municipais e presidentes de sindicatos rurais, com explanação dos danos causados pela falta de chuva. No momento, ainda não há elementos que embasam a situação de emergência.
A prefeita, Flaviana Brandemburg Basso, explica que a aprovação do decreto é condicionado à comprovação de dano humano, como falta de água e alimento. Porém, até agora existem apenas prejuízos causados à agricultura. Nova reunião em Pejuçara vai ocorrer no próximo dia 20.
No município de Nova Ramada a situação é semelhante. Durante encontro realizado nesta semana na prefeitura, ficou acertado continuar com levantamentos dos efeitos da estiagem, tanto na situação das lavouras, abastecimento de água para consumo humano e para dessedentação animal e rebaixamento do lençol freático, para posteriormente realizar nova reunião com as lideranças para verificar subsídios necessários a fim de decretar situação de emergência em Nova Ramada.
Pejuçara