A preocupação com a dengue se intensifica neste período de calor. Diante disso, a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, movimenta os 20 municípios da abrangência com ações preventivas. O coordenador de Saúde, Marco Atkinson, frisa que já houve três encontros com áreas da saúde desses municípios, inclusive com repasse de um guia de prevenção.
Em Pejuçara, por exemplo, já ocorrem mutirões de limpeza, a fim de evitar que recipientes fiquem a céu aberto, pois podem acumular água e serem criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Como novidades, a secretaria da Saúde pejuçarense passa a realizar a Borrifação Residual Intradomicilar, ou seja, aplicar produtos contra o inseto dentro das casas. Além disso, Pejuçara vai implantar armadilhas em cerca de 40 residências, denominadas ovitrampas, para coleta de ovos de fêmeas do mosquito e a consequente eliminação. Os assuntos foram abordados no programa de Pejuçara, pela RPI, nesta tarde, através da coordenadora da Vigilância Ambiental do Município, Taíse Sisti, e do agente de saúde, João Paulo Prates.