O município de Pejuçara vai voltar a realizar a Expofeira – evento que congrega vários segmentos no parque de exposições. A 10ª edição da programação vai ocorrer de 14 a 17 de maio do próximo ano. Com isso, o período também vai abranger o aniversário de Pejuçara, que transcorre dia 15 de maio. Em 2026, Pejuçara vai completar 60 anos. Segundo a prefeita, Flaviana Brandemburg Basso, a realização da Exopofeira fica por conta da Associação Comercial e Industrial do Município. O Executivo pejuçarense presta apoio ao evento e cede o parque para realização.
O presidente da ACI, Caciano Oliveira Kohl, disse para a RPI que haverá cerca de 40 espaços internos, num pavilhão, para participação de empresas. Já em áreas externas, também serão entre 40 e 50 stands. Inicialmente, a prioridade vai ser para que empresas associadas à ACI de Pejuçara reservem stands. Após, os espaços que sobrarem ficam para empreendimentos de outros municípios.
Caciano Oliveira Kohl ressalta que ainda não estão definidos os preços para aluguel dos stands. Não haverá cobrança de ingresso para o público acessar a Expofeira pejuçarense. A programação completa está em reta final de definição. Porém, Caciano antecipa que o evento vai contar com shows, palestras, gastronomia, típica, por exemplo, comida italiana, exposição e venda por parte de empresas de vários segmentos, dentre outras atividades. Não haverá presença de animais. “Nossa ideia é fomentar e oportunizar visibilidade ao comércio local”, frisa o presidente da Associação Comercial e Industrial pejuçarense.
Por outro lado, estão abertas, até 12 de dezembro, as inscrições para escolha das soberanas da 10ª Expofeira de Pejuçara. Podem participar candidatas de 18 a 29 anos, residentes no município. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Eventos. Demais informações e requisitos constam no edital oficial, disponível na própria secretaria. A última edição da Expofeira de Pejuçara aconteceu em 2010. Após, o município foi atingido por temporal, o que também danificou o parque de exposições, um dos motivos que levou à paralisação do evento.