Busca rápidaX

Pelo menos sete municípios da regional da Emater de Ijuí têm lavouras de soja perdidas pela estiagem

4 de fevereiro de 2025
Lavoura em Boa Vista do Cadeado

Os municípios localizados na região sul de Ijuí apresentam maiores problemas na soja, em razão da estiagem. Conforme levantamento semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado hoje pela manhã, em Coronel Barros, Jóia, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, parte de Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro, as chuvas foram de baixa intensidade, por isso, situação bastante complicada.

Lavouras semeadas em outubro não tem mais potencial produtivo e a perda é total, portanto, não é viável economicamente aplicar tratamento ou outros investimentos nessas áreas. Já a soja cultivada em novembro, nos mencionados municípios, apresenta baixo número de vagens e grãos e as áreas semeadas em dezembro estão com crescimento paralisado.

Já as lavouras ao norte de Ijuí, em direção a Três Passos e Tenente Portela, têm situação um pouco melhor. Nesta região, as lavouras semeadas em outubro apresentam redução do potencial produtivo, mas se trata de pequena área. Demais lavouras têm porte reduzido das plantas, mas com folhas verdes, emissão de flores, vagens e grãos. Já a soja plantada em dezembro apresenta porte mais baixo, porém ainda não iniciou a floração.

Com o clima seco e quente, a Emater constata aumento de ácaros e tripes na oleaginosa, o que exige o controle com defensivos. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, 1,30% da soja está em maturação, 47,50% em granação, 43,20% em floração e 8% em desenvolvimento vegetativo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí