Emater e empresas particulares de Ijuí se desdobram para atender os pedidos de Proagro de agricultores, visto perdas causadas nas lavouras de inverno, especialmente, pelo excesso de chuva. O escritório da Emater, por exemplo, contabiliza 74 solicitações e há empresas com número maior. Peritos de Santo Augusto, Catuípe, Ajuricaba, Condor e Augusto Pestana ajudam na realização de perícias em lavouras de Ijuí.
O maior número de pedidos de Proagro se refere ao trigo. A média de rendimento de trigo, em Ijuí, é de 25 sacas por hectare, com PH de 68 a 74, ou seja, bastante produto abaixo da qualidade ideal. Em torno de 80% do cereal já foi colhido.
A expectativa era de produtividade de 60 sacas por hectare. Além da grande quantidade de chuva, o calor fora de época, granizo e doenças causaram a redução em mais da metade no rendimento num contexto médio. Há algumas áreas com produtividade que chega a 45 ou 50 sacas, quem sabe até um pouco mais.
Durante entrevista na RPI, o coordenador da Comissão do Trigo e Culturas de Inverno da Farsul, Hamilton Jardim, disse que em função dos custos, inclusive financiamentos, o agricultor precisa colher cerca de 77 sacas de trigo por hectare para não ter prejuízo.