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Pesquisa da Fecomércio sobre vendas de fim de ano inclui Ijuí e indica produtos mais procurados

11 de dezembro de 2024

O período de natal e fim de ano é considerado o melhor momento de vendas do comércio, visto compras de presentes, produtos para ceias, dentre outros objetivos. Novamente, neste ano, a Fecomércio do Rio Grande do Sul realizou pesquisa para entender como os consumidores vão se comportar. O levantamento incluiu o município de Ijuí. 47,6% dos entrevistados no Estado responderam que pretendem comprar presentes para o Natal. Outros 9,3% indicaram que não sabiam ou não haviam decidido, e 43,1% restantes não desejam comprar presentes.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a economista da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul, Patrícia Palermo, disse que, na média, as pessoas devem gastar 700 reais com presentes natalinos. Os homens pretendem investir mais, ou seja, 860 reais, e as mulheres, 530 reais. Essa é uma tendência histórica, porém, as mulheres fazem mais pesquisa antes de adquirir os produtos.

A pesquisa estima que o valor médio por presente deverá ser de 173 reais. Em relação ao natal de 2023, nesse ano os consumidores gaúchos pretendem gastar quantia levemente menor de dinheiro. Vestuário, brinquedos e calçados, pela ordem, devem ser os presentes mais comprados. Após, aparecem perfumes e cosméticos. 

No que diz respeito aos locais de compras, 77,4% das pessoas pretendem comprar presentes nesse Natal em lojas físicas e 18,7% pela internet/e-commerce/redes sociais. Patrícia Palermo comentou que mesmo quem compram pela internet, também adquire presentes em lojas físicas. Outra avaliação da economista da Fecomércio é que 48% das pessoas que responderam a pesquisa querem voltar a adquirir presentes nas mesmas empresas onde compraram durante o natal do ano passado.

Por outro lado, a maioria das pessoas que recebe 13º salários projeta investir esse recurso extra, primeiramente no pagamento de contas, após, poupar e, na sequência, fazer compras pra si ou adquirir presentes. Para Palermo, essas últimas avaliações indicam que os comerciantes precisam ser criativos, ter bom atendimento e política de troca de produtos adequada a fim de atrair os consumidores.

Na mesma entrevista nesta manhã na RPI, a economista da Fecomércio observou que outro fator positivo para o comércio é o fato do natal de 2024 cair numa quarta-feira, o que deverá ajudar para boas vendas, especialmente, no sábado anterior, dia 21 de dezembro. Os dados da pesquisa ainda mostram que 60,3% deverão realizar as compras com até uma semana de antecedência do natal. Veja a pesquisa completa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí