Busca rápidaX

Plantas frigoríficas registram 4.957 trabalhadores contaminados com Covid-19, segundo Ministério Público do Trabalho

27 de junho de 2020

O Ministério Público do Trabalho atua desde o início da pandemia em plantas frigoríficas do estado, com o objetivo de prevenir surtos de Covid-19. Nesta semana a reportagem da Rádio Progresso conversou com a procuradora Priscila Schwartz, de Passo Fundo, que afirmou que em 31 de março foi iniciado um projeto nacional direcionado aos frigoríficos recomendando medidas de prevenção nos ambientes de trabalho.

Em todo Rio Grande do Sul 32 frigoríficos já tiveram casos confirmados da doença, somando um total de 5 mil e 73 trabalhadores infectados. As unidades localizam-se em 23 municípios. Ao todo 4.957 trabalhadores foram testados positivo, com 5 óbitos diretos e 12 secundários, ou seja, de pessoas que tiveram contato com infectados.

Uma dessas plantas com casos de Covid-19 é em Três Passos. O frigorífico JBS teve 141 funcionários com diagnóstico confirmado para a doença, destes 59 já estão recuperados. A planta registrou um falecimento de colaborador de 48 anos em decorrência do coronavírus. Conforme a procuradora, foi feito pedido dentro da ação civil pública para suspensão de atividades e testagem de todos os funcionários. E foi deferida a testagem que iniciou ontem no local.

Segundo Priscila Schwartz, não há frigoríficos fechados atualmente no RS. Mas, há uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho, da 4ª região, para interdição do frigorífico de Passo Fundo e o mandado segurança deve ser cumprido nos próximos dias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí