Busca rápidaX


Plantio da soja se aproxima do fim e há áreas com replante na região de Ijuí

4 de janeiro de 2023

Conforme o levantamento semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado ontem à tarde, a soja, dentre os 44 municípios de abrangência, está em melhores condições que a safra passada para o período.

Igualmente à safra 2021/2022, desta vez novamente há estiagem. Nas localidades onde as pancadas de chuva atingiram valores acumulados superiores a 20 milímetros, os produtores seguiram com o plantio e demais lavouras já implantadas retomaram o crescimento.

Existem poucos relatos sobre necessidade de replantio. Esse trabalho de ressemeadura ocorre, por exemplo, em Joia e Santa Bárbara do Sul. Também áreas que ainda não puderam ser semeadas. No geral, a semeadura da soja chega a 98,25% na região. 1,50% está em floração.

Referente ao milho, a área de sequeiro está com mais de 70% em enchimento de grãos, severamente prejudicada pela estiagem na região de Ijuí. As perdas variam de 30 a 100%. Em algumas lavouras nas imediações do rio Uruguai já iniciou a colheita, porém menos de 1% da área do escritório regional da Emater, sediada em Ijuí.

Em Tenente Portela, a Emater já recebeu mais de 50 pedidos de Proagro, visto prejuízos no milho. A Emater, em Ijuí, por sua vez, contabiliza cerca de 40 solicitações de Proagro. A quebra do cereal no município está numa média de 90%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí