A Polícia Civil remeteu ao Judiciário o inquérito policial que investiga a morte do prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos, ocorrido em novembro do ano passado, após homens entraram na prefeitura e dispararem contra o gestor e demais servidores.
A conclusão da Polícia Civil apontou os crimes de homicídio contra o prefeito e de tentativa de homicídio qualificado contra o vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, e o servidor público municipal Marcelo de Campos Holff.
Conforme o inquérito, 10 pessoas foram indiciadas pelos delitos. Dos indiciados, nove estão presos de forma preventiva, e um segue foragido. Todos são ligados a uma mesma organização criminosa.
A motivação do ataque, segundo a PC, possui relação com desavenças políticas do então prefeito com membros da referida organização criminosa, que, em conjunto, organizaram, planejaram e executaram os crimes. As investigações contaram com o apoio de diversas delegacias da Polícia Civil gaúcha e catarinense, além da Brigada Militar, Polícia Militar catarinense e Polícia Rodoviária Federal.