Busca rápidaX

Polícia Civil desmantela grupo que atuava no tráfico de drogas em Santiago

9 de julho de 2025

A Polícia Civil deflagrou a Operação Taberna Occulta nesta quarta-feira (09). A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santiago. O objetivo foi desmantelar grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas no município. 

Foram cumpridas 25 ordens judiciais, sendo 13 mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão, um mandado de sequestro de bem imóvel, um mandado de sequestro de bens móveis, outro mandado de sequestro de veículo e um mandado de interdição de estabelecimento comercial.  

Durante as investigações – que perduraram por mais de seis meses e que tiveram como alvo um extenso grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas em Santiago – apurou-se que os investigados utilizavam um estabelecimento comercial como fachada para empregar parte dos valores captados com a traficância, inclusive, usando do espaço como ponto de venda de entorpecentes.  

Desta forma, foi representado judicialmente pela interdição do local, bem como pelo sequestro do bem imóvel, o que foi deferido pela Vara Criminal da Comarca de Santiago e cumprido pela Polícia Civil nesta quarta-feira.  

Os mandados de prisão preventiva dos investigados foram cumpridos nas cidades de Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria, Ijuí e Charqueadas. A maioria dos investigados que tiveram as prisões preventivas decretadas já se encontravam reclusos no sistema penitenciário, local de onde comandavam o esquema criminoso.  

Já os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santiago e Santa Maria. Em Santiago, durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, foi apreendida uma prensa hidráulica, que era usada na preparação de entorpecentes. A operação contou com o apoio de policiais civis das cidades de Santiago, Santa Maria, Jaguari, São Vicente do Sul e do efetivo da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC
error: Conteúdo protegido!