Uma operação conjunta da Polícia Civil de Ijuí e Jóia, em parceria com a Brigada Militar e delegacias da região, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva nesta quarta-feira, 17, nas cidades de Ijuí, Jóia e Rosário do Sul. A ação, denominada Rusticus Crime, visou integrantes de uma quadrilha especializada em furtos a propriedades rurais e empresas de insumos agrícolas, com foco em defensivos agrícolas de alto valor, armas de fogo e dinheiro.
De acordo com a investigação, o grupo armado planejava previamente os alvos, utilizava toucas ninjas e luvas, envenenava cães de guarda e empregava diversas ferramentas para arrombamento. Também se preparava para confrontos com a polícia, inclusive com o uso de “miguelitos” – armadilhas com pregos para furar pneus de viaturas.
A operação mobilizou 42 policiais e 14 viaturas.
O grupo é investigado por uma série de crimes. Na madrugada de 17 de agosto, durante abordagem da Brigada Militar em Ijuí, os indivíduos que conduziam uma caminhonete empreenderam fuga, dispararam contra policiais e espalharam “miguelitos” em duas barreiras, uma no Distrito de Barreiro e outra próxima à empresa Camera. Após perseguição, o veículo saiu da pista na Comunidade Rincão dos Gói. Um suspeito foi preso, três fugiram e foram apreendidos uma pistola calibre 9mm e objetos relacionados a furtos. O caso é investigado como tentativa de homicídio pela DRACO de Ijuí.
O mesmo grupo também vinha sendo investigado pela Delegacia de Jóia por um furto a uma fazenda ocorrido em 6 de agosto.
O Poder Judiciário, Comarcas de Ijuí e Augusto Pestana, decretou prisões preventivas em razão da tentativa de homicídio e dos furtos. Durante a operação, todos os mandados de prisão foram cumpridos. Também foram apreendidos documentos, celulares e outros objetos relacionados às investigações. Além disso, um dos alvos e sua esposa foram presos em flagrante por furto de energia elétrica.
Os presos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Ijuí, permanecendo à disposição da Justiça. Outras ações investigativas continuam em andamento em delegacias da região.