A Polícia Civil deflagrou hoje, 04, a operação Quarta-feira Santa, no âmbito da operação NARKE, visando combater o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas em Porto Alegre, municípios da Região Metropolitana e outras cidades do Rio Grande do Sul.
Participaram 105 policiais civis, que cumpriram 22 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Charqueadas, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, São Leopoldo e Tramandaí. A ação resultou na prisão de 13 investigados, além da apreensão de drogas e celulares.
As investigações começaram após a apreensão de aproximadamente 858 kg de maconha em junho de 2023, em Porto Alegre, com diligências complementares em Alvorada. O grupo criminoso usava um grupo de mensagens chamado “Quarta-feira Santa” para coordenar a logística de chegada, guarda e distribuição das drogas, oriundas do Paraná e destinadas à Capital e Região Metropolitana.
O delegado Wesley Lopes destacou que o trabalho técnico reuniu provas da engrenagem criminosa, que combinava logística e financiamento para sustentar o tráfico em várias cidades. Já o delegado Alencar Carraro ressaltou que as operações visam desarticular organizações criminosas e impedir sua associação com grupos de alcance nacional.