A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de São Leopoldo, executou a Operação Desarmados, após dois meses de investigação. Durante o final de semana, diversas armas de grosso calibre foram retiradas de circulação. Ao total, foram apreendidos 14 fuzis (11 de calibre 7.62 e três de calibre 5.56) e 68 carregadores em uma residência no bairro Boa Vista, em São Leopoldo, resultando em uma das maiores apreensões desse tipo de armamento no Rio Grande do Sul.
Um homem de 33 anos, responsável por esconder e guardar as armas, foi preso. O investigado possui vasta ficha de antecedentes criminais, incluindo crimes como homicídios qualificados, roubos com emprego de arma de fogo e crimes vinculados ao narcotráfico. As investigações perduraram até a madrugada desta segunda-feira (2).
Segundo a delegada Marcela Ehler, os policiais civis identificaram e monitoraram um imóvel que servia como esconderijo e depósito de armas. Dentro da residência, existia uma estrutura para depositar e esconder armas. Também existiam tonéis prontos para ocultar os fuzis no piso. Chamou a atenção dos policiais o fato de que grande parte do armamento apreendido já estava escondido no interior do piso da casa, o qual era acessado através de um buraco coberto por lajotas.
Conforme o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, essa retirada de armas de grosso calibre de circulação impede o aumento da capacidade das organizações criminosas, causando prejuízo ao crime organizado e impactando no contexto dos crimes de homicídios.