Busca rápidaX

Ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier deverá incrementar economia da região de Ijuí

29 de outubro de 2021

A construção da ponte internacional entre Porto Xavier, Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina, deverá trazer crescimento não só para a região de Porto Xavier, mas também demais municípios, como Ijuí e áreas vizinhas.

Foi o que disse hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o prefeito de Porto Xavier, Carlos Menin. Citou o transporte de grãos, que atualmente é feito para o Porto de Rio Grande. Com a ponte entre Brasil e Argentina, Carlos Menin comentou que haverá possibilidade de deslocar, por exemplo, a soja até o porto de Santa Ana, província de Misiones, na Argentina, e de lá encaminhar por navio para a Europa, Ásia ou outros países.

O prefeito de Porto Xavier enfatizou que cada carga de soja de caminhão, via porto de Santa Ana, vai ter economia de 4 mil a 4 mil e 500 reais em relação ao porto de Rio Grande. Atualmente, por ano, cerca de 12 mil caminhões utilizam a balsa entre Brasil e Argentina, onde vai ser edificada a ponte. Carlos Menin observou que o projeto também vai promover crescimento da importação e exportação. No dia primeiro de dezembro deste ano o governo federal vai lançar o edital para licitação da empresa que construirá a ponte.

O prefeito de Porto Xavier acredita que a obra poderá começar na metade do próximo ano, caso todos os prazos se confirmem. A vencedora do processo licitatório também vai ser responsável pelo licenciamento de cascalheiras e ambiental, ainda tramites de indenização de áreas de terra, se for necessário. Os recursos financeiros para construir a ponte serão todos do governo brasileiro. A aduana vai ficar do lado do Brasil.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!