Busca rápidaX


MANCHETES

População de Ijuí ainda precisa melhorar hábitos em relação a dengue, afirma Pezzetta

13 de novembro de 2024

Em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã (13), o coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí, Rinaldo Pezzetta, disse que atua há cerca de 19 anos na Vigilância Ambiental do município, e que neste período os hábitos da população de Ijuí em relação aos cuidados com a dengue melhoraram bastante, mas que ainda há muito a evoluir. Ele citou como exemplo os mais de dois mil kg de materiais recolhidos no mutirão ontem no bairro Glória.
Segundo ele, falta conscientização quanto a detalhes básicos, como eliminar água parada de locais que servem de criadouro do mosquito e principalmente manter a limpeza adequada nas piscinas, um problema bastante comum em Ijuí.
Desde ontem a Vigilância Ambiental promove um trabalho de recolhimento de materiais que podem acumular água nos locais mapeados pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Segundo Pezzetta, atualmente o índice de infestação predial do Aedes Aegypti é de 0,5% em Ijuí, considerado baixo, no entanto, com a proximidade do verão, o número pode aumentar, sendo que o trabalho prévio é realizado justamente para evitar que isso aconteça.
“Já tivemos epidemia de dengue em Ijuí, e quem já contraiu a doença sabe como é, o quanto os sintomas são difíceis. Precisamos agir em conjunto com a comunidade para evitar que isso se repita” afirma.

Ouça abaixo a entrevista:

Fonte: RPI