Busca rápidaX

MANCHETES

Potencial produtivo da soja em Ijuí é estimado em 35 sacas por hectare

26 de fevereiro de 2025

Para que um município decrete situação de emergência em razão de problemas climáticos é necessário comprovação de, pelo menos, dois dos três itens seguintes: dano ambiental, dano econômico ou dano humano. No caso de Ijuí, com a atual estiagem, até o momento existe o dano econômico, ou seja, perdas na soja e outras produções rurais. Porém, não há informação de dano ambiental, por exemplo, algum incidente e também não existem problemas humanos, no caso, necessidade de entrega de água ou alimento para as pessoas, visto a falta de chuva.

Segundo a secretária de Assistência Social de Ijuí, Andréia Amorim, a pasta ainda não recebeu pedidos para auxílio com água ou alimentos em comunidades do interior. O que existe, são pessoas que procuram a pasta em busca de cesta básica, mas já inscritas no Cadastro Único do governo federal, com isso, não tem ligação com a estiagem.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, por sua vez, disse para a RPI que o município ainda avalia a possibilidade de decretar emergência. Em termos de perdas econômicas, o responsável pelo escritório local da Emater, Douglas Iske, explica que nesses próximos dias deverá ocorrer reunião com demais entidades agrícolas e empresas a fim de ter dados mais concretos sobre prejuízos. No momento, ele acredita que o potencial de rendimento médio da soja esteja em 35 sacas por hectare em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí