Busca rápidaX

MANCHETES

Prazo para cadastro de famílias no auxílio reconstrução deve ser prorrogado

26 de julho de 2024

O prazo para o cadastro das famílias atingidas pelas enchentes de maio no estado do Rio Grande do Sul, deve ser prorrogado. A informação ainda não foi confirmada pelo Governo do Estado, mas a Defesa Civil de Ijuí acredita que o prazo para o cadastro das famílias deva ser adiado até 31 de Agosto.

Ao todo, 444 cidades estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigentes e podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes. 

Inicialmente o cadastro, já prorrogado, encerraria hoje, 26, mas como houveram inúmeros problemas como famílias em que os membros aparecem cadastrados em mais de uma família, pessoas que já receberam o benefício e agora fazem o pedido por outra cidade, chefes de família com indícios de óbito na base do governo e casos em que mais de uma família informou o mesmo endereço, o prazo deve ser prorrogado.

Ijuí decretou a situação de emergência devido às chuvas e enchentes de maio, porém não entrou na lista de calamidade pública do estado, bem como outros municípios da região, os quais as prefeituras afirmam recentemente não ter moradores para cadastrar no Auxílio Reconstrução

Em Ijuí estão cadastradas todas as famílias do Itaí e algumas pontuais nos bairros atingidos na Zona Urbana, especialmente nos bairros Thomé de Souza, Morada do Sol, Pindorama, Assis Brasil, Lambari e Glória. Um dos problemas de cadastros em Ijuí foram os endereços no interior, já que muitas casas não têm número e comprovante de residência, o que deve ser solucionado nos próximos dias com uma nova medida, ainda desconhecida.

No último cadastro efetuado pelo município foram registradas sete famílias no bairro Glória, uma no bairro Morada do Sol, três no Pindorama e nove no bairro Thomé de Souza.

Apesar dos cadastros já realizados pela Defesa Civil de Ijuí, nenhuma família recebeu até o momento o valor do auxílio. Segundo Rubem Jagmin, Coordenador da Defesa Civil de Ijuí, isso se deve ao município estar fora da mancha de inundação do estado. Jagmin complementou dizendo que as responsabilidades do município foram cumpridas e que agora depende do Governo Federal a liberação, ou não, do recurso. 

Se o benefício for aprovado, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro vai ser depositado nessa conta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí (Foto: Ilustrativa/RPI)