Partidos, coligações ou federações têm até esta quinta-feira, 15, para fazer o registro de candidaturas de postulantes a prefeito, vice e vereadores para as eleições de outubro deste ano. Esse processo precisa ser feito pelo sistema CANDex, do Tribunal Superior Eleitoral, site tse.jus.br.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a responsável pelo Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Heinke, disse que dentre os seis municípios de abrangência, Ijuí é o município com maior registro de candidaturas até o momento, até por ter maior número de candidatos.
Até o começo deste manhã haviam sido registrados 122 candidatos a vereador, dois para prefeito e dois vice, em Ijuí. De Ajuricaba, ontem começaram os registros. Dos municípios de Bozano, Nova Ramada, Coronel Barros e Catuípe também ocorre inclusão, aos poucos, dos nomes dos postulantes às eleições.
Sônia Heinke observa que até o começo do mês que vem haverá julgamento dessas candidaturas, ou seja, com aprovação ou não dos nomes. Isso depende das regras para o pleito. O candidato precisar cumprir requisitos, como idade, não ter condenação judicial, desincompatibilização no prazo adequado em caso de funcionário público ou outras áreas, dentre outras questões.
Mesmo ainda sem o julgamento dos nomes, o candidato poderá começar a campanha eleitoral, que vai iniciar sexta-feira, dia 16. Já a propaganda em rádio e TV vai acontecer de 30 de agosto a 3 de outubro.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, a responsável pelo Cartório Eleitoral de Ijuí chamou atenção para sanções pesadas em caso de propaganda irregular ou fake news (notícias falsas), na internet. Inclusive, eleitores também pode ser multados ou sofrer outras restrições em caso de compartilharem, curtirem ou outras situações em termos de informações falsas. Sônia Heinke aproveitou para informar que em Ijuí cerca de 80% dos mesários já estão confirmados para trabalhar nas eleições de 6 de outubro. Abaixo, confira a entrevista com Sônia Heinke:
Tocador de áudio