A prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso, participou, de audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres, quando houve debate de sugestões sobre investimentos em rodovias federais. Os trechos rodoviários em estudo vão conectar os municípios de Porto Alegre, Camaquã, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Cruz Alta e Panambi, extensão de 674 quilômetros. Um dos trechos é a BR 158, entre o entroncamento com a BR 285, em Panambi, e o entroncamento com a BR 392, em Santa Maria.
A prefeita pejuçarense entregou ofício em nome da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), com algumas demandas, por exemplo, extensão da duplicação até Palmeira das Missões, visto o grande fluxo de caminhões. Também solicitou detalhamento do processo. Flaviana enfatiza que a BR 158 já está na fase de audiência para concessão de ampliação.
Sobre a BR 285, de Panambi em direção a São Luiz Gonzaga, a prefeita de Pejuçara observa que não há nada previsto, mas foi efetuado pedido também para investimentos de ampliação ou estudar a possibilidade de concessão. Também esteve presente nas discussões, em Brasília, a prefeita de Cruz Alta, Paula Libreloto.