Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeito Andrei comemora aprovação de projeto que cria a secretaria de cultura em Ijuí mas lamenta posição de parte da base aliada

28 de outubro de 2025

Falando na Rádio Progresso, o prefeito Andrei Cossetin comemorou a aprovação do projeto de lei na sessão do legislativo desta segunda-feira, 27, sobre a criação da Secretaria de Cultura e Turismo. Disse que esta pasta é fundamental para o município, citando a Expofest que mais uma vez foi marcada pelo sucesso da parte cultural.

Sobre o turismo, frisou que vem ao encontro de tudo isto, fortalecendo ainda mais a economia local, atraindo a vinda de mais pessoas à Ijuí, tanto para morar quando para conhecer e investir no município.

Andrei comentou ainda a matéria debatida na Câmara de Vereadores que foi rejeitada a parte que tratava da criação de cargos de Diretor-Geral de Relações Institucionais, Diretor-Geral de Políticas Públicas da Mulher e Coordenador Executivo de Segurança Municipal. Explicou que eram 03 projetos relacionados um ao outro, mas que devem ser feitos desta forma.

Segundo ele, isto se deve em função de mudar a estrutura de cargos da secretaria e questões orçamentárias como um todo. Desta forma, houve a necessidade de criação de cargos em Comissão e do quadro efetivo. Lembrou que recentemente houve uma decisão da justiça invalidando os 94 cargos que haviam sido aprovados em 2022.

Com isto, o município voltou a ter 118 cargos que haviam sido criados em 2017. Em função do projeto ter sido aprovado em 2022, em sessão extraordinária, a Justiça entendeu que a lei não teria validade e voltou com o número de cargos anteriores.

Cossetin frisou que na lei aprovada ontem, 27, a matéria tinha previsão de 105 cargos. Dentro destes cargos constavam todos que farão parte da nova secretaria, bem como restabelecendo legalmente todos os já existentes nas demais pastas.

Entre estas funções, constavam os novos que seriam de Diretor de Relações Institucionais, Diretor de Políticas para as mulheres e coordenador de segurança municipal. O prefeito lamentou que alguns vereadores, inclusive de sua base aliada se uniram com a esquerda e votaram contra estes três cargos.

Disse que para a segurança pública seria alguém para ajudar pensar de uma melhor forma as ações do município, auxiliando nos trabalhos de segurança, como as câmeras de monitoramento e outras atividades que estes setores necessitam. O relações institucionais teria a função de dialogar com lideranças de bairros, comunidades do interior e demais entidades sociais do município. Outra função seria na valorização na coordenadoria de mulher, que seria equiparada a uma secretaria.

Com isto, dos 105 cargos propostos, 03 não foram aprovados pelo legislativo municipal. Andrei disse ainda que valoriza os vereadores que votaram a favor da proposta, mas lamentou o voto, inclusive de parte dos aliados, que foram contrários a estes cargos.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!