Além de discussões sobre reforma tributária, aumento de repasses do Fundo de Participação dos Municípios, por parte do governo federal, dentre outros temas centrais, os prefeitos da região que participam da Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, também têm acesso à debates paralelos.
Durante entrevista hoje, 28, na RPI, o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, disse que o Executivo panambiense aproveita para acompanhar pleitos referentes ao Sistema Único de Saúde, especialmente para que a União aumente os valores pagos pelos procedimentos via SUS. Além disso, Hinnah observa discussões sobre alterações na legislação da educação, por exemplo, para melhor aplicação de verbas, ainda mobilidade urbana e turismo. Na questão de turismo, ele destacou que por ser coordenador da rota turística da Associação dos Municípios do Planalto Médio, tem interesse nesse tema.
Na mesma entrevista na Progresso, o prefeito explicou que Panambi é um dos 60 municípios selecionados no Brasil para projeto piloto sobre previdência sustentável. Com isso, Panambi vai receber consultoria para melhor diagnóstico sobre o sistema de previdenciário dos servidores municipais, o PanambiPrev, com possibilidade de investir recursos dessa área também na infraestrutura e outras áreas. Santiago e Tapes são os outros dois municípios do Rio Grande do Sul integrados ao mencionado projeto.