O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, e o presidente do Poder Legislativo de Ijuí, vereador Ricardo Adamy, participaram nesta segunda-feira (28) de uma reunião com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Arthur Lemos, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel Ikeda. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Gerson Burmann, do deputado federal Pompeo de Mattos e de representantes do Sindilojas, Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), Unijuí, Corpo de Bombeiros Militar do RS e 12º Batalhão de Bombeiros Militar.
O principal tema debatido foi sobre a revisão da decisão da transferência do comando do 12º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) de Ijuí para o município de Cruz Alta e os Bombeiros de Ijuí passando a ser comandados pelo comando de Santo Ângelo. Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de instalação em Ijuí do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO).
De acordo com o presidente da Câmara, Ricardo Adamy, foi entregue um documento detalhado, contendo índices e dados estratégicos, que reforça a importância da permanência do comando em Ijuí. Segundo ele, a manutenção do batalhão na cidade é justificada pela posição estratégica do município, que é um polo regional de saúde e educação e recebe diariamente um grande fluxo de pessoas, além de contar com uma população de 87 mil habitantes.