A coligação “Acredite, Ijuí Pode Mais”, composta por PP, PL, Republicanos, PRTB, MDB e PSL é a vencedora das eleições municipais de Ijuí para a prefeitura. O prefeito eleito para a gestão 2021/2024 é Andrei Cossetin, do PP, e para vice, Marcos Barriquelo, do PL. Na eleição, realizada ontem, a coligação de Cossetin fez 27.223 votos, ou 57,90%.
Em segundo lugar ficou a coligação “Juntos para Cuidar da Nossa Gente”, integrada por PDT, PSB, PT, PSD, PSDB, PC do B, PTB e Cidadania, com 18.881 votos, 40,16%. A coligação tinha como candidato a prefeito, Fioravante Ballin, do PDT, e a vice, Vilson Dornelles, do PSB. Já o Patriota, que concorreu ao Executivo ijuiense com o postulante a prefeito, Reni Carlos Kowalski, e a vice, Marlos Oscar Lindner, fez 914 votos, 1,94%.
O prefeito eleito de Ijuí, Andrei Cossetin, falou à rádio Progresso logo após os resultados do pleito. Reiterou que a pandemia atrapalhou, mas que a comunidade entendeu a proposta que teve como principais focos a inovação e a agilidade.
Cossetin frisou que não tem nomes prometidos para cargos, mas tem boas indicações e ideias para cada posição. Falou do foco de gestão com transparência. O plano de Andrei Cossetin é, inicialmente, criar o grupo que vai dar suporte ao governo.
Comentou que o primeiro compromisso é cortar o número de cargos comissionados. “Temos que qualificar processo, desburocratizar.” Ele admitiu ainda que é uma responsabilidade substituir 20 anos de hegemonia e que é preciso fazer um projeto muito bom para que daqui a quatro anos eles não sejam derrotados ou negados nas urnas.
O candidato a prefeito de Ijuí e ex–prefeito, Fioravante Ballin, do PDT, que ficou em segundo lugar nas eleições municipais, disse, logo após os resultados de ontem, que a campanha foi positiva, sem difamar ninguém. “Mesmo assim, a comunidade quis eleger a outra chapa” comentou Ballin.
Reforçou que como cidadão está à disposição para ajudar Ijuí. Ballin afirmou que é preciso respeitar a vontade popular e unir esforços para enfrentar os desafios à frente, relacionados à pandemia e outras situações. “Nós vamos continuar trabalhando por um Ijuí melhor. Tomara Deus que tenhamos uma realidade bem melhor daqui para frente”, concluiu Fioravante Ballin.