A Prefeitura de Ijuí irá aportar um investimento de R$ 1,7 milhão para melhorias nos acessos de empresas que ficam as margens da BR-285. Na última sessão da Câmara, os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois projetos encaminhados pelo executivo em regime de urgência, que tratam sobre obras no sistema viário federal e estadual. Um propõe alteração da lei para viabilizar o projeto, o segundo se refere à execução. O objetivo é realizar obras de infraestrutura viária em área de domínio da BR 285, entre o Parque de Exposições e o Aeroporto Municipal e entre a empresa Letsara e a “Faixa Velha”. O objetivo final é a implantação do Distrito Industrial.
O prefeito Andrei Cossetin conversou na manhã desta terça-feira com a Rádio Progresso. Ele explicou que, para as obras acontecerem, foi necessário o pedido de autorização junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), o qual possui a área de domínio da rodovia. que é um investimento que vai dar acesso para as empresas fazerem a construção.“Fazendo isso, os terrenos ganham amplitude e as empresas teriam mais espaço para fazer os seus empreendimentos. Nós iríamos fazer a construção igual dentro área do município, mas como conseguimos essa autorização, ganhamos em torno de 15 a 20 metros para cada terreno”, destacou Cossetin.
O prefeito ressaltou que onde está sendo implantado o Distrito Industrial haviam problemas na legalidade dos terrenos e que logo devem sair as escrituras para a construção de empresas. “O secretário de Desenvolvimento Econômico Luis Shirmann se debruçou em cima desse projeto”, disse.
Cossetin explica que as obras vão ser onde futuramente serão construídas as paralelas da BR-285 e provavelmente o investimento feito será destruído. “Nós estamos antecipando e ganhando os terrenos porque não podemos esperar a União definir os projetos das paralelas como está há 20 anos tendo essa discussão. Esperamos que saia no ano que vem. O projeto já está pronto. Porém não temos essa garantia. Teremos que fazer a construção das nossas paralelas”, ressaltou
O prefeito disse que há uma boa relação com o general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), o que é importante para Ijuí.
Durante entrevista ao programa Rádio Ligado, o vereador Bira Erthal, líder de governo, ressaltou que é um recurso significativo mas que haverá retorno com a geração de emprego e renda. “O objetivo é fazer crescer áreas industriais. Algumas indústrias que estão no Centro, por exemplo, será destinadas para o local”, concluiu.