Uma ação da prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenação da Casa de Passagem, tem chamado a atenção, especialmente de internautas nas redes sociais. A instalação de placas em canteiros centrais e distribuição de materiais nos semáforos, com o texto “Não dê Esmolas”, é, segundo a administração, uma maneira encontrada para sensibilizar a população em relação ao ato de dar esmola o que, de acordo com nota publicada, mantém as pessoas na rua.
A nota divulgada pela prefeitura explica ainda que a distribuição dos materiais se deu em pontos frequentemente movimentados pelos “adultos em situação de rua, bem como no centro da cidade e em locais mais acessados pela população como, por exemplo, no sinal de trânsito”.
O objetivo da atividade, segundo a Coordenadora da Casa de Passagem, Marli Andrade, é orientar a população. “Cabe lembrar que eles precisam é de dignidade. O foco, é orientar a população sobre os riscos de dar esmola e manter a situação de rua. Desejamos esclarecer a população em geral sobre a importância de fazer o encaminhamento para assistência especializada, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e CREAS, através do telefone 33245164 e plantão social 55 999804426”.
Ainda de acordo com a administração, a ação faz parte do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua relembra o acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista.