A secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí monitora a redução de água no interior, devido à falta de chuva. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário, Daniel Claudy da Silveira, disse que existe possibilidade do município decretar situação de emergência, mas isso depende, especialmente, de danos humanos, ou seja, falta de água para a população. E isso, já começa a ocorrer em algumas regiões da área rural ijuiense, tanto é que a prefeitura vai perfurar mais quatro poços artesianos.
O primeiro deles vai acontecer em Rincão dos Brizi, localidade em que as famílias percebem menos vazão de água. Após, pela ordem, haverá novos poços artesianos em, Itaí, Santana e Linha 4 Leste. Semana passada foi assinada ordem de serviço com a empresa vencedora da licitação que deverá iniciar obras nesta semana. Daniel Claudy da Silveira observa que existe previsão de perfurar outros poços artesianos no ano que vem conforme necessidade das comunidades.
Sobre possível decreto de emergência em razão da falta de chuva, o secretário frisa que a análise de perdas na agricultura ijuiense também deverá ser feita em parceria com Emater e outros órgãos.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Daniel Claudy comentou que do ano passado para cá a prefeitura já implantou cerca de 10 quilômetros de redes de água, para ampliar o abastecimento a moradores da área rural. Ele ainda observou que o calçamento em estrada nas imediações da igreja católica de Chorão está com 70% concluído.
Além disso, estão licitadas novas obras de calçamento, por exemplo, na Linha 6 Norte, acesso à localidade de 25 de Julho e Esquina Heidmann. No acesso ao aeroporto vai ter sequência de asfaltamento, cuja ordem de serviço para o trabalho deve ser dada nesta semana.