Em Ijuí, a prefeitura trabalha na fiscalização de obras da Corsan, através de um protocolo de sequência dos trabalhos, além das reuniões mensais. Nesse sentido, foram realizadas notificações à Corsan.
Segundo o secretário de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí, Fábio Franzen, em caso de reclamação, ocorre análise da mesma, principalmente sobre prazo de recomposição estipulado no contrato. Após, acontece visita técnica no local e efetuado laudo de vistoria, que é enviado internamente para a parte jurídica de uma comissão que analisa as ações da Corsan que, por sua vez, faz a notificação com prazo para a execução dos reparos. Passado o vencimento desse período e o não atendimento sem justificativa por parte da Corsan, é aplicada multa.
O período para que ocorram as melhorias, após a notificação, é de um mês. Ao falar nesta manhã na RPI, Fábio Franzen disse que já houve multa. Observou que o asfalto ou calçamento nas valas abertas para serviços de água ou esgoto, precisam ficar igual ou melhor do que estava.