A Prefeitura de Jóia protocolou na Câmara de Vereadores do município um projeto de lei que visa implantar no município o Programa Porteira Pra Dentro, voltado a melhorar os acessos aos diversos produtores rurais de Jóia, especialmente aqueles que atuam com o gado de leite, conforme explica o prefeito, Adriano Marangon de Lima.
“Ele (projeto) visa legalizar o oferecimento de trabalhos de horas-máquina por parte da prefeitura para os produtores. Vamos priorizar os produtores de leite, que são aqueles que mais sofrem, especialmente no período de mais chuva. Em resumo, o projeto define que para áreas agrícolas de até 25 hectares, o município vai subsidiar até 10 horas-máquina, podendo ser horas com caminhão, retroescavadeira, patrola ou da máquina que for preciso, sem que o produtor precise pagar por nenhuma hora”, detalha o prefeito.
O gestor municipal complementa que propriedades entre 25 a 50 hectares terão subsídio de oito horas-máquina, propriedades entre 50 hectares a 75 hectares, terão subsídio de sete horas-máquina, propriedades entre 75 a 100 hectares terão direito a seis horas-máquina gratuitas e localidades acima de 100 hectares, poderão usufruir de cinco horas-máquina. O projeto está protocolado na Câmara de Vereadores do município e aguarda o parecer dos legisladores para poder entrar em vigor.