O prefeito Dionei Lewandowski disse na Rádio Progresso, que a administração municipal ficou sabendo pelas redes sociais das denúncias de problemas na Escola de Educação Infantil Lar da Ternura. Explicou que não há nehuma notificação por escrito, uma vez que a pessoa que constatou as possíveis irregularidades não procurou o responsável imediato, afirmando que mesmo assim, não tira o fato de que as denúncias são existentes.
Destacou que após tomar conhecimento da situação, fez contato com a nutricionista, secretária de educação e pessoas que trabalham nas coordenações, para saber mais detalhes da situação. Dionei disse que ontem decidiu tomar as providências cabíveis de averiguar os fatos, determinando uma investigação da vigilância sanitária, com participação do conselho da merenda escolar, que se deslocaram até a referida creche, que segundo eles, foi constatado que estava tudo em dia, sem alimentos vencidos.
Observou que a questão da farinha, que foi objeto da denúncia, estava dentro do prazo de validade. No entanto, quando foi aberto o saco de farinha, foi identificado que havia caracteristicas não desejáveis. O prefeito afirmou que não tem como verificar antes de abrir a embalagem se o produto está ou não em condições, uma vez que é observado sempre o prazo de validade, e que isto estava de acordo com as determinações legais.
Com isto, a vigilância sanitária se deslocou até o mercado que venceu a licitação e interditou o lote daquele produto, fazendo todo procedimento legal e sanitário. Quanto aos outros fatos, será aberta uma sindicância para apurar as responsabilidades. Todas essas ações, de acordo com o prefeito, serão realizadas para seguir realizando o atendimento normal.
Dionei pediu a comunidade que tenha confiança na creche, na direção e servidores, uma vez que são mais de 150 alunos na Escola de Educação Infantil Lar da Ternura, com cerca de 50 servidores.
Sobre as denúncias da parte estrutural da creche, que teria problemas na cobertura, o prefeito admitiu que a parte antiga havia problemas, mas que a secretária de educação, juntamente com sua equipe, conseguiu resolver as dificuldades existentes. A outra parte da escola, teve problema estrutural de construção, mas houve encaminhamento de investimentos para melhoria do telhado.