Busca rápidaX

Prefeitura de Pejuçara projeta 14 novas quadras de asfalto e ponte no interior

7 de janeiro de 2023

Asfaltamento de 14 quadras na cidade e construção de uma nova ponte sobre o rio Cambará, limite com Cruz Alta, são alguns dos principais projetos da prefeitura de Pejuçara para este ano. O prefeito em exercício, João Luis Valandro, ressalta que a pavimentação asfáltica vai acontecer em ruas próximas às escolas municipal e estadual, especialmente devido ao trânsito do transporte de alunos.

Para as obras de asfalto, o Executivo pejuçarense aguarda liberação de financiamento. No que se refere à ponte, a estrutura vai ser de concreto e mais ampla do que a ponte existente, que se tornou pequena para veículos e maquinários, atualmente mais modernos e amplos. A edificação vai ocorrer ao lado da atual ponte de concreto, que também é muito baixa e quando chove a água passa por cima da estrutura. Haverá investimento de aproximadamente um milhão de reais.

Hoje, a partir das 17 horas, João Luis Valandro vai ampliar esses e outros temas durante entrevista no programa de Pejuçara, pela RPI. Ainda vai falar sobre a estiagem, que castiga a área agrícola de Pejuçara.

Levantamento desta semana aponta que as perdas causadas pela falta de chuva ultrapassam nove milhões de reais. No milho sequeiro a quebra é de 80% e o rendimento médio esperado de 20 sacas por hectare. A bovinocultura de leite apresenta redução na produção de cerca de 20%. Quanto a soja, devido a cultura estar em fase inicial de desenvolvimento, ainda não é possível estimar o percentual de perdas.

Três famílias do interior recebem água da Defesa Civil, visto falta de abastecimento para consumo humano. A prefeitura pejuçarense também precisa abrir bebedouros em propriedades rurais a fim de disponibilizar água para animais. No início dessa próxima semana o Executivo de Pejuçara poderá realizar nova reunião e até decretar situação de emergência.

O prefeito em exercício alerta que no momento os rios estão com vazão de água menor do que o verão do ano passado, mesmo que em 2021/2022 também ocorreu forte estiagem. O problema é que de lá para cá os rios não aumentaram muito o nível de água, mesmo que as chuvas do inverno.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!