Uma das prioridades este ano, elencada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Ijuí, era a vinda de uma unidade da Havan para o município – a mesma que foi inaugurada no último sábado em Passo Fundo.
Em Janeiro deste ano, a administração municipal foi procurada pela diretoria da empresa, a qual situou Ijuí como um município em potencial para a instalação de uma megaloja.
Tendo em vista a hipótese de instalar-se em Ijuí uma sede da loja Havan, e, sabendo que a mesma costuma abrir todos os dias da semana, a diretoria da empresa entrou com uma exigência às autoridades municipais: precisaria haver uma mudança na lei sobre os horários comerciais.
Após meses de trabalho, a lei, que permite o comércio de abrir todos os dias da semana, assim como aos domingos, foi aprovada. Entretanto, com o início do processo eleitoral, – do qual o presidente da Havan, Luciano Hang, se envolveu diretamente – a proposta não teve continuidade.
Sendo assim, passadas as eleições, a prefeitura de Ijuí, através do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Tâmbara, retomou os contatos com a presidência da Havan. O planejamento da comitiva da administração de Ijuí era encontrar-se no dia da inauguração (8) em Passo Fundo com presidente, porém, Luciando Hang retornou logo após o meio-dia para Brusque.
Portanto, o secretário Tâmbara afirma que a caixa de diálogo com a presidência da loja está aberta e foi enviado por e-mail um manifesto de apoio para que a mesma se instale em Ijuí. Ele destaca ainda que, no fim deste mês, juntamente com o presidente do Sindilojas, Bruno Hass, terão um encontro com o diretor da Havan, Nilton Hang, para entrega de um documento que manifesta a intenção do município para a vinda da megaloja.
O manifesto, que é assinado pelo prefeito Valdir Heck, assim como representantes comerciais, ressalta que as entidades privadas e o poder público estão embuídos na busca de cenários compatíveis para que a Havan se instale em Ijuí.