A sequência da instalação de lâmpadas LED no município de Ijuí é bastante questionada devido a demora da instalação dos novos equipamentos em toda a cidade.
Em entrevista a RPI, o secretário da pasta de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí (Smodutran), Fábio Franzen, destaca que o trabalho segue sendo feito na cidade e questiona sobre a noção de demora na implantação dos equipamentos.
“Estamos dando continuidade. As lâmpadas LED´s estão sendo instaladas. Muitas pessoas nos perguntam, ‘ah, mas está atrasado’. Mas eu pergunto, que atraso é esse? De 15, 20, 25 anos? A gente não sabe, porque nós tivemos a coragem e estamos instalando elas. Hoje nós estamos no Mundstock. Já temos cerca de 3,5 mil lâmpadas LED instaladas e temos já comprados os equipamentos para a sequência das instalações e nossas equipes estão instalando”, frisa o secretário.
De acordo com Franzen, no começo deste mês a prefeitura começou a substituir as lâmpadas antigas por LED´s. “Então, a empresa que fazia a manutenção antes com as lâmpadas incandescentes, que ia lá e trocava o reator, a relê e a lâmpada, agora ela está indo lá e instalando a lâmpada LED. Porém, com essa mudança, quando a troca das lâmpadas incandescentes era possível fazer de 40 a 50 por dia, com as LED´s é um pouco mais demorado. A equipe vai lá troca um braço, tira o braço de uma polegada e se coloca outro de duas polegadas. E isso demora, por isso a média de antes que era de cerca de 50, passa a ser um pouco menos de 30”, detalha Franzen.
A expectativa da prefeitura ijuiense, é até o fim deste primeiro semestre de 2023 concluir a instalação das LEDs em todos os bairros. Fábio Franzen cita que os bairros que recebem as substituições segue o cronograma de sorteio realizado no ano passado e 100% da localidade é atendida.
Porém, alguns pontos, conforme o secretário, podem não ter todos pontos com as novas lâmpadas, devido ao formato dos postes. Conforme Franzen, alguns postes antigos não são compatíveis com os suportes das lâmpadas LED. Porém, a prefeitura já adquiriu braçadeiras específicas para suportar as estruturas, mas os equipamentos estão sendo fabricados e ainda serão entregues. Após isso, esses pontos passarão a receber os novos equipamentos em LED.