O bem estar da velhice foi elencado como uma das prioridades para o terceiro ano da gestão de Andrei Cossetin (PP). Durante passeio de ônibus pelas principais obras e investimentos em andamento no município, nesta terça-feira, 27, o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico Ezequiel Buzatto, falaram sobre novos investimentos voltados à terceira idade. Dentre eles, a Casa Lar do Idoso deve contar com parceria de outros setores da administração, para que atividades integradas possam ser desenvolvidas.
Outra novidade anunciada pelo prefeito se refere aos recursos do Fundo Municipal do Idoso, atualmente repassados aos hospitais. A partir do ano que vem, o valor será destinado às políticas específicas para a terceira idade, enquanto o mesmo montante continuará chegando aos cofres das instituições, através de recursos próprios da prefeitura. “Assim resolvemos o problema dos hospitais, dos idosos e das judicializações, que atualmente representam quase R$ 4 milhões por ano”, disse o prefeito, se referindo aos casos de acolhimentos determinados pela justiça.
Segundo o prefeito, alguns acolhimentos chegam a custar R$ 14 mil por mês, o que pode reduzir diante da implantação das novas políticas. Um dos principais investimentos deve acontecer na Casa Lar do Idoso, que dispõe de 16 apartamentos e atualmente acolhe quatro pessoas, “em condições insalubres” conforme definição de Cossetin. “Ao invés de quatro pessoas morando em condições insalubres, vamos fazer reformas, ocupar esses recursos e criar um centro de convivência. Esse espaço vai servir como uma creche durante o dia”, disse.
O prefeito explicou que o centro de convivência vai ser instalado no bairro Glória, mesmo local da casa Lar, por conta da proximidade com a Cozinha Comunitária, Posto de Saúde, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O secretário de Desenvolvimento Social Ezequiel Buzatto explicou que serão oferecidos diversos serviços para os idosos que, não necessariamente vão morar no local. “Vai ser um cartão de visita da gestão, não tenho dúvidas. Um espaço feito com muito carinho, pensando que um parente nosso poderia morar ali”, disse.
O secretário explicou ainda que outros setores da administração devem participar das políticas e ações voltadas aos idosos, como o Clube de Mães. “Não queremos que essas pessoas fiquem ociosas, sozinhas. Nosso objetivo é promover a integração e a socialização”, pontuou.