Busca rápidaX

MANCHETES

Presidente da Conab destaca ações que tiraram Brasil do Mapa da Fome

6 de agosto de 2025
Foto: Assessoria/Edegar Pretto

Durante entrevista concedida à Rádio Progresso, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, comentou sobre as ações realizadas durante os últimos anos e que tiraram o Brasil do mapa da fome.

A primeira delas, apontada por Edegar, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos e alimentos de agricultores familiares e os distribui para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o presidente da Conab, “No PAA nós constituímos uma rede de cooperativas e associações, nós chamamos a Rede Fornecedora que hoje está em 5.700 cooperativas, presente em 2.115 municípios, e essas associações e cooperativas mobilizam para produzir comida, onde compramos de 133 mil famílias de pequenos agricultores no Brasil inteiro” salientou. Além disso, as cooperativas que fazem o fornecimento de alimentos para a Conab precisam de pelo menos 50% de participação de mulheres.

Outra iniciativa apontada por Edegar, foi a garantia do Bolsa Família, que recebeu 3 milhões de famílias que estavam fora do programa. No ano de 2025, o valor da Bolsa Família é de cerca de R$684,00. Além disso, o aumento do salário mínimo para R$1.518,00 também foi sinalizado como essencial para a saída do mapa da fome. De acordo com o presidente, 75% dos empregos gerados com carteira assinada no ano passado são de pessoas que estavam no programa Bolsa Família.

Edegar Pretto finaliza dizendo que pretende conversar com a base aliada se colocando a disposição como candidato a governador do estado em 2026.

Fonte: Texto: Andressa do Amaral/Rádio Progresso de Ijuí - Foto: Assessoria Edegar Pretto
error: Conteúdo protegido!