Busca rápidaX

Presidente do Legislativo de Boa Vista do Cadeado sugere cartilha para urgência com crianças

5 de abril de 2023

Em sessão semanal realizada segunda-feira à noite, 03, a Câmara de Vereadores de Boa Vista do Cadeado aprovou projeto que cria o cargo de terapeuta ocupacional, carga horária de 20 horas semanais. A função é necessária para prestação de atendimento à comunidade, nos órgãos da secretaria da Saúde, especialmente trabalho com pacientes que possuem transtornos mentais, a fim de estimular a interação social e familiar, bem como integrar essas pessoas em ambiente social e cultural.

Além disso, ficou nas comissões do Legislativo cadeadense matéria da prefeitura que transforma os cargos de pedagogo em coordenador pedagógico. Os Estados e Municípios têm autonomia para dispor sobre os estatutos de servidores e regulamentar sobre o assunto mencionado. Outro projeto que segue em avaliação pelos vereadores é o que altera a redação do cargo de visitador domiciliar de saúde. Além de adequar à legislação, também muda a habilitação e vai passar a exigir CNH para condução de veículos automotores, categoria “B”, já que pelas distâncias a serem percorridas na visitação de famílias, e como nem sempre é possível fazer o percurso de motocicleta, é mais adequado a locomoção por outros veículos.

Também está nas comissões da Câmara de Boa Vista do Cadeado, projeto que altera lei sobre a organização, funcionamento e atuação do Conselho Tutelar, para adequar a legislação municipal às disposições previstas na resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A vereadora, Silvana Bauer, da bancada União Brasil, e presidente do Legislativo, indicou que a secretaria de Saúde produza cartilha educativa, ilustrada com imagens, para alertar sobre medidas caso um bebê se engasgue. As instruções devem conter desde a chamada para a emergência até os primeiros socorros que devem ser realizados em casa. A proposta é que a cartilha seja distribuída para famílias com crianças menores de um ano de idade, atendidos pela Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!