O município de Ijuí está discutindo alterações no sistema do estacionamento rotativo no centro da cidade. O presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, disse na Rádio Progresso, que foi chamado inicialmente pelo Secretário Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen, que fez uma explanação sobre as necessidades referente ao estacionamento.
Em outro momento, o Sindilojas foi convidado para participar de reunião da Comissão Especial do Trânsito, criada pela Câmara de Vereadores, que tem como responsável o vereador Capitão Gilmar Bischoff. Juarez frisou que no momento estão sendo discutidas as principais necessidades do empresariado e população como um todo, para chegar a uma decisão.
Lembrou que esta matéria já vem sendo debatida há vários anos na comunidade, com participação da Câmara de Vereadores e outros setores, com audiências públicas, mas que até o momento não houve avanços. Entende que é necessário um grande estudo para definir os principais pontos de estacionamento rotativo na cidade. Citou que um dos locais que precisa deste serviço é nas proximidades do HCI.
Juarez disse que como há muita movimentação de veículos de diversos locais próximo ao hospital, é preciso este espaço com rotatividade no estacionamento. Afirmou no entanto que ainda não há nada decidido sobre isto, mas entende que antes de qualquer definição é fundamental pensar em melhorar a fiscalização nestes locais.
Reafirma que em primeiro lugar é preciso definir qual a real necessidade de vagas dentro da cidade por região e ampliar o controle deste serviço. Com relação a terceirização do estacionamento rotativo, Juarez disse que no seu entendimento há muitas empresas privadas especializadas para este serviço e que poderiam prestar um serviço mais eficiente, com parte deste valor arrecadado retornando aos cofres municipais.