Busca rápidaX

Presidente do Fórum dos Coredes/RS chama atenção dos eleitores para importância da Consulta Popular

3 de outubro de 2024

Não se melhora a sociedade ou comunidades sem participação”. A frase foi dita hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, pelo presidente do Fórum dos Coredes do Rio Grande do Sul, Idioney Oliveira Vieira, sobre a Consulta Popular 2024/2025.

Idioney, que representa o Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí, com sede em Soledade, frisou que não adianta deixar as decisões apenas para os governos. Nesse sentido, chamou atenção para os eleitores votarem no processo, mesmo que o voto seja facultativo.

A eleição vai ocorrer de 2 a 6 de dezembro, pelo site consultapopular.rs.gov.br e de forma offline, ou seja, por meio de telefone celular. Até 18 deste mês, a população pode encaminhar sugestões de propostas para serem inseridas na lista de votação. As contribuições precisam ser enviadas pelo site consultapopular.rs.gov.br. Após, serão sistematizadas pelo Estado e Coredes, a fim de identificar quais projetos estarão na lista de votação. Idioney Oliveira Vieira explica que a cédula de votação poderá ter até quatro projetos.

O eleitor vai votar em uma demanda. Cada Corede vai definir quantas demandas serão eleitas e o montante de dinheiro para cada proposta. Para esta edição da Consulta Popular, o governo gaúcho destina 60 milhões de reais. Para o Corede Noroeste Colonial – com sede em Ijuí – estão reservados um milhão, 728 mil reais. Os projetos aprovados receberão recursos em 2025.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí