Busca rápidaX

Primavera começa hoje com previsão de primeiros dias de temperaturas amenas na região de Ijuí

22 de setembro de 2025

Conhecida como a estação das flores, a primavera vai iniciar, oficialmente, às 15 horas e 19 minutos de hoje. A nova estação deverá ter os efeitos da La Niña, ou seja, resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Com isso, há possibilidade de mais frentes frias na costa Sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, as chuvas devem ser mais intensas a partir da segunda quinzena de outubro.  Além disso, esses primeiros dias da primavera terão temperatura baixa pelo ingresso de uma massa de ar frio. Haverá uma sequência de madrugadas frias, porém as tardes serão amenas a agradáveis.

No caso de Ijuí e microrregião, hoje, primeiro dia da primavera, ainda existe previsão de chuva, especialmente pela manhã. No entanto, o tempo começa abrir, com sol especialmente à tarde. Temperatura máxima de 19 graus. Após, de amanhã até o fim de semana não há previsão de chuvas e as temperaturas, na microrregião de Ijuí, devem ficar entre 8 e 10 graus de mínima, com máximas de 19 e 22.

E as últimas horas do inverno de 2025 foram de forte instabilidade climática no Estado. Na tarde de ontem, um forte temporal atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul, com registro de granizo e chuva volumosa. Em Cerro Largo, pedras de gelo chamaram a atenção pelo tamanho, enquanto em Ijuí o acumulado de chuva em apenas um dia chegou a 78,2 milímetros, segundo a Defesa Civil estadual.

Na região, os volumes também foram expressivos: Ajuricaba e Ibirubá ultrapassaram 90 milímetros, Tupanciretã registrou 80 mm e Jóia, 70 mm. Além disso, rajadas de vento intensas foram registradas, chegando a 69 km/h em Santo Augusto e 77,8 km/h em Lagoa Vermelha.

O mau tempo provocou estragos em diferentes municípios, como destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e interrupção de acessos. Municípios como Agudo, Guaporé, Soledade, Vanini, Arroio Grande e Santa Maria reportaram danos mais severos, com residências atingidas, problemas de energia elétrica e transbordamento de arroios.Apesar dos estragos, não houve registros de feridos, desaparecidos ou desabrigados. Até o momento, apenas desalojados foram confirmados em Santa Cruz do Sul (5), Santa Maria (11) e Soledade (5).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!