A primeira cirurgia de tumor benigno em mandíbula – com o uso da técnica de biópsia por congelação, em Ijuí (RS), foi realizada na manhã de hoje, em ambiente ambulatorial.
A técnica possibilita o diagnóstico de tumor de boca no momento da cirurgia. O procedimento será realizado em um adolescente de 17 anos, pelo cirurgião bucomaxilofacial do Hospital de Caridade de Ijuí, Rafael Maia, e pelo patologista Arlindo Aburad, doutor em Patologia pela USP (Universidade de São Paulo) e pioneiro na técnica de biópsia por congelação em tumores de face no Brasil.
Segundo Maia, o procedimento cirúrgico de alta performance delimita o tamanho de tecido que vai ser removido, evitando assim mutilação desnecessária e reconstrução óssea imediata da região afetada pela lesão utilizando agregados plaquetários.
De acordo com Aburad, há muitos casos em que os tumores de maxila e de mandíbula podem parecer simples lesões inflamatórias, mas não são. Para o patologista, o dentista precisa estar sempre atento. O procedimento realizado pelos profissionais neste sábado teve a duração de cerca de três horas.