Busca rápidaX

Primeiras áreas de soja colhidas na região de Ijuí rendem entre 5 e 7 sacas por hectare

8 de fevereiro de 2022

O mais recente informativo conjuntural semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, divulgado hoje, indica que a soja segue com baixo desenvolvimento das plantas e aumento de perdas de produtividade devido à estiagem.

As lavouras semeadas no início do zoneamento agroclimático, com plantio entre 20 e 30 de outubro, são as mais prejudicadas pela falta de chuva e não apresentam possibilidade de recuperação. Estas áreas estão em início de maturação e o potencial produtivo não compensa a realização da colheita. Poucas lavouras já foram colhidas, com rendimento entre 5 e 7 sacas por hectare. Além disso, mais de 50% dos grãos são esverdeados e todos com enrugamento.

Produtores que não possuem colheitadeiras não vão realizar a colheita das lavouras nestas condições, pois além da baixa produtividade as lavouras apresentam baixa densidade de plantas, o que dificulta o recolhimento na plataforma de colheita. A colheita está em 1%. As lavouras de soja semeadas em novembro do ano passado possuem porte mais alto na região de Ijuí, mas com baixo estande devido a morte acentuada de plantas. Já as áreas semeadas em dezembro se encontram em estágio vegetativo, com maior número de folhas, mas desenvolvimento inferior ao ideal para o ciclo da cultura. 33,20% da soja está em granação, 29,60¨em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo.

No que se refere ao milho, na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, a colheita avança dentro da normalidade. Devido à estiagem, existe muita queda de plantas nas lavouras, o que dificulta o recolhimento das espigas pelas colheitadeiras, ou seja, com aumento de perdas na colheita. Também há muitas espigas pequenas e com poucos grãos. Dentre os 44 municípios, a colheita do milho está em 74,50%, com rendimento médio de 85 sacas por hectare.

Esreg Ijui – Informativo Conjuntural – 07 fev 2022 (1)

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!