Foi confirmado neste sábado (1º), o primeiro caso de coronavírus entre moradores da Sabeve – Lar de amparo e bem estar na velhice, de Ijuí. Trata-se de um idoso, de 84 anos, que apresentou sintomas leves de febre e diarreia. Segundo a Instituição, o morador ficou isolado no quarto desde o início dos sintomas.
Na Sabeve há 48 moradores e, de acordo com a Presidente Mara François, todos os protocolos de segurança sempre foram adotados pelo Lar e, devido este trabalho, a Instituição se manteve sem casos desde o início da pandemia, sendo que o primeiro foi detectado somente agora. A presidente ressalta ainda, que todos os protocolos instituídos pelos órgãos de saúde de higienização e proteção são rigorosamente seguidos.
A Sabeve já comunicou a Vigilância Sanitária sobre o fato. Juntas, as equipes discutem medidas e protocolos para que a doença não atinja mais moradores.
O idoso positivado foi testado terça-feira, sendo que o resultado chegou hoje. Ele já foi retirado do Lar pela família e está em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização.
A Sabeve ainda ressalta que todos os funcionários do local, bem como os idosos, são monitorados diariamente. No momento em que qualquer trabalhador apresenta algum sintoma, ele é afastado imediatamente como medida de precaução.
Em entrevista à RPI, ainda no mês de abril, a enfermeira responsável pelo local, Elizete Casali, disse que para combater a proliferação da doença, a Sabeve optou por proibir a visita dos familiares. Porém, para continuar permitindo o convívio familiar, tão importante aos idosos quanto aos familiares, Elizete afirmou que a casa vem utilizando outras ferramentas, como por exemplo, ligações telefônicas e videochamadas, para manter o vínculo entre as famílias.
A casa dispõe de uma vasta equipe composta por profissionais da área da saúde, que atuam nos três turnos, a fim de garantir o cuidado adequado para cada hóspede.