Busca rápidaX

MANCHETES

Professores são os únicos a não receber 1/3 de férias em dezembro, em Ijuí

26 de dezembro de 2022

Os professores de Ijuí receberam, através de reunião extraordinária, a informação de que passarão a virada do ano sem o dinheiro referente ao terço de férias. De acordo com o presidente da Associação dos Professores Municipais de Ijuí, APMI, Rudimar Scheren, inicialmente, os professores receberam a informação de que a categoria seria a única que não iria receber o valor referente ao terço constitucional de férias no pagamento da folha de dezembro (que entra no início de janeiro).

Nesse sentido, o sindicato encaminhou ofício para o gabinete do prefeito e para a secretaria de administração, pedindo comunicado oficial explicitando para a categoria o não pagamento do ⅓ de férias na folha de dezembro. “Também gostaríamos de uma explicação para este tratamento desigual para com a nossa categoria em relação às demais. Durante a referida reunião recebemos o ofício afirmando que receberemos esse valor somente em janeiro, enquanto os demais servidores receberão em dezembro. Porém, não houve explicações sobre os motivos que levaram a essa situação”.
Representantes da categoria buscaram informações em consulta à assessoria jurídica da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), quando foram informados que os os cortes de verbas da educação realizadas pelo governo federal e o corte da cobrança do valor do ICMS aos estados e municípios, reduziram, e muito os repasses para o financiamento do Fundeb. “Dessa forma, a secretaria de educação de nosso município não dispõe dos valores necessários para realizar o pagamento do ⅓ de férias dos professores neste momento. Vale ressaltar que durante o período letivo de 2022, houveram muitos investimentos na área da educação, o que indica que existiram recursos durante o ano, porém a previsão orçamentária não contava com a redução nos repasses e executou esses recursos anteriormente em outras finalidades que não o pagamento de servidores”, explicou.
A reportagem da Rádio Progresso fez contato com o secretário de educação, Claudio Souza, que orientou contato com a secretária de administração Márcia Cavalheiro. Ela estava em reunião e até o fechamento desta matéria, não havia retornado contato via aplicativo de mensagens, conforme orientou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!