Busca rápidaX


MANCHETES

Profissionais de saúde de Jóia reforçam necessidade de vacinação contra a polio

6 de outubro de 2022

Assim como nas demais cidades brasileiras, o município de Jóia prorrogou a vacinação contra a poliomielite e a campanha de atualização da caderneta de imunizações.

Na região, o município joiense foi um dos que teve menor adesão na campanha, imunizando apenas 69% das crianças que são o público-alvo da campanha de imunização contra a polio. Desta forma, a enfermeira responsável pelo setor de imunizações em Jóia, Zandra Morais, elenca os motivos que trazem preocupação pela baixa procura das vacinas aos profissionais da saúde.

“A preocupação do Ministério da Saúde e de todos nós profissionais da saúde é o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil, pois nós sabemos que existe alguns países que tem o vírus circulando. A poliomielite é uma doença que causa infecção neurológica na criança e pode causar deficiência nessa criança ao longo da vida, além de ser uma doença altamente contagiosa. E a única prevenção que a gente pode fazer contra essa doença é a vacinação. São apenas duas gotinhas via oral, sem dor alguma”, reforça a enfermeira.

Diante dessa realidade, Zandra reforça o pedido aos pais que levem os filhos se vacinarem. A campanha seguirá aberta até o dia 22 de novembro e a aplicação das doses em Jóia é realizada na sala de vacinas da Unidade Básica Central de Saúde do município. Podem receber as gotinhas crianças de um a menores de cinco anos de idade e crianças menores de 15 anos podem se deslocar para atualizarem sua caderneta de vacinação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí