O projeto sobre Programa Integrado de Desenvolvimento Rural Sustentável ficou em primeiro lugar na Consulta Popular desse ano no Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, abrangência de 11 municípios. A demanda recebeu 3.823 votos e vai ter direito a 754 mil, 285 reais do governo estadual no próximo ano. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 14, pela manhã.
Confira resultado da votação nos projetos da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial
O programa estabelece investimento no controle e erradicação da brucelose e tuberculose na bovinocultura, nos municípios de Coronel Barros, Jóia e Pejuçara; desenvolvimento da piscicultura em Bozano; melhoria dos acessos às propriedades rurais em Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Condor, Ijuí e Panambi, ainda recuperação e correção de solo em Nova Ramada.
Em segundo lugar, no Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, foi eleito projeto referente a apoio à agricultura familiar, total de 1.751 votos, e vai receber 565 mil, 714 reais. O programa assegura verbas para equipamentos a agroindústrias em Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Ijuí, Nova Ramada e Pejuçara; construção e melhoria da infraestrutura de açudes, poços e cisternas em Ajuricaba, Catuípe e Panambi; também implantação de estrutura com pavimentação para salas de espera na bovinocultura leiteira nos municípios de Condor e Jóia.
E a terceira demanda classificada no Corede Noroeste Colonial durante a Consulta Popular desse ano foi o projeto Integrado de Turismo Sustentável e Educação Ambiental, com 982 votos, também com direito a 565 mil, 714 reais. Nesse programa, Catuípe vai ganhar dinheiro para investir num parque permanente temático para melhorar a rota turística Água, Cultura e Sabores; Ajuricaba, Bozano, Jóia, Panambi e Pejuçara serão contemplados com apoio à qualificação da infraestrutura de roteiros turísticos rurais, culturais e tecnológicos; ainda recursos para sinalização turística em Condor, Coronel Barros e Nova Ramada; também melhoramento de trilha ecológica em Augusto Pestana e Ijuí.
Confira resultado da votação por municípios do Corede Noroeste Colonial na Consulta Popular
Dos seis projetos que estavam na lista de votação do Corede Noroeste Colonial na Consulta Popular, apenas os três mais votados receberão dinheiro em 2026. E quarto lugar ficou projeto referente a tratamento veterinário, vacinação, vermifugação, para cães e gatos, esterilização de machos e fêmeas, com 777 votos; quinto, desenvolvimento econômico regional, 561 votos; e sexto lugar, proteção e manutenção de nascentes, total de 239 votos.
Votaram na Consulta Popular nos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, 8.133 eleitores. A votação era facultativa. Bozano foi o município com maior percentual de votantes, ou seja, 25,11% dos 2.640 eleitores participaram do processo, total de 663 votos.
Em segundo lugar ficou Condor, com 17,75% dos eleitores, ou 1.070 votos; terceiro, Ajuricaba, 15,07% dos eleitores, o que representa 877 votos; quarto, Coronel Barros, 14,41%, 383 votos; e em quinto lugar, município de Nova Ramada, com 11,65% dos eleitores, ou 239 votos. Ijuí foi o município do Corede Noroeste Colonial com menor percentual de votação na Consulta Popular, pois apenas 2,03% dos 63.105 eleitores votaram, que significou 1.282 votos. Todos os municípios do Rio Grande do Sul precisam que, no mínimo, 2% dos eleitores votassem na Consulta Popular para ter direito a dinheiro. No Corede Noroeste Colonial, os 11 municípios ultrapassaram esse percentual.