Está definida a equipe de secretariado do Executivo de Ijuí para a gestão 2025/2028. Os últimos nomes foram anunciados terça-feira. Em relação ao atuam mandato, haverá duas mudanças. A secretária de Assistência Social vai ser a enfermeira, Andréia Amorim, que na eleição desse ano ficou suplente de vereadora pelo PSD. Ela vai substituir Carla Mussi.
Já na secretaria de Desenvolvimento Econômico o gestor vai ser o advogado, Ricardo Duarte, eleito, em 6 de outubro, vereador pelo Progressistas. Atualmente, o secretário é Luis Schirmann Filho, que vai presidir o conselho de gestão político/administrativo, a ser criado a partir do ano que vem. Os demais atuais secretários municipais de Ijuí permanecerão no cargo.
A RPI conservou com alguns secretários que seguirão nas funções. O secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira, pretende, na administração 2025/2028, implantar o projeto Porteira para Dentro, ou seja, auxiliar agricultores nas propriedades com serviços de máquinas, dentre outros. Mas disse que isso vai ser priorizado em propriedades onde existe inciativa dos produtores com empreendedorismo, ou seja, novas inciativas para gerar renda ou que necessitem apoio para ampliar projetos já em desenvolvimento. Outro foco é atrair, para Ijuí, implantação de um frigorífico, seja de aves, suínos ou bovinos.