Busca rápidaX

MANCHETES

Progresso entrevista candidatos a presidência do Grêmio: Odorico Roman

26 de outubro de 2022

Rádio Progresso de Ijuí: Como será o planejamento no seu mandato, caso seja eleito?
Odorico Roman: Nós temos no nosso programa algumas ações, algumas prioridades que entendemos que o Grêmio precisa acatar e no resumos da nossa direção é futebol e torcida. Futebol é a essência do Grêmio, é a razão pela qual o Grêmio foi criada e no futebol entendemos a questão da base, precismos ter uma base formadora, uma base que seja motor do Grêmio, temos que formar jogadores para alimentar continuamente o elenco profissional, jogadores que tenham retornos esportivos e econômico, do mesmo modo que precisamo investir em equipamentos novos, métodos de treinamento, temos uma boa estrutura, então a base é um dos pilares, um dos focos da nossa gestão e vemos isso como estratégia. Do mesmo modo o futebol feminino do Grêmio, vamos aumentar o investimento nesta categoria para que o Grêmio possa se destacar no cenário nacional e no futebol profissional nem se fala, temos que investir, reformular muito, não só na questão do grupo de atletas, temos que trabalhar na área de saúde, na análise de dados, pesquisa de atletas e do ponto de vista da torcida, temos conversado e ouvindo os torcedores, e conseguimos entender quais as dificuldades, quais as demandas do torcedor do interior, da região de Porto Alegre, apresentam dificuldades de relacionamento com a Arena e as vezes o Grêmio não dá atenção devida, e isso será uma das prioridades. Queremos mudar um pouco o portfólio de produtos do Grêmio trazer benefícios para o sócio no sentido que o sócio não seja somente aquela pessoa que paga e não tenha benefícios, então é uma soma de ações que faremos para tornar o Grêmio vitorioso de novo.

RPI: Caso eleito, como o senhor pretende gerar receitas, contratar jogadores e ao mesmo tempo manter as contas em dia num nível de competitividade que permite enfrentar as SAFs bilionários que estão injetando dólares nos clubes brasileiros?
Odorico: Sabemos que a dificuldade nas finanças do Grêmio atualmente, o clube fechou o semestre com déficit de R$55 milhões, 2023 está chegando, não sabemos como em que condições vamos encontrar o clube por que só temos informações de balanço. Então temos que ter racionalidade e competência para formar um grupo de jogadores competitivo. Do ponto de vista financeiro, temos 70 jogadores com contrato, alguns encerram agora outros vamos ter que colocar em algum negócio, pois e entendo que é um número exagerado. Se conseguirmos fazer esse enxugamento, vamos conseguir aliviar um pouco essa folha de pagamento. Além disso temos que ter competência usando plataformas de dados para depurar, aperfeiçoar, monitorar jogadores que possam vir para o Grêmio. Existe também a expectativa com relação ao aumento da cota de televisão com o retorno para a série A, existe perspectiva para que a gente possa organizar as finanças do Grêmio melhor e formar um grupo competitivo visando 2023 que seja um ano que a torcida do Grêmio não tenha percalços igual tivemos em 2021 e 2022.

RPI: Sabemos que o técnico Renato Portaluppi não é um técnico barato. É o treinador da sua gestão, já conversou com ele?
Odorico: Conversei com o Renato, expressei a ele o desejo que ele continue, esse assunto está encaminhado, ele vai participar da reformulação do grupo, essa questão de caro é relativo. Caro é quem recebe e não dá retorno. Eu tenho certeza que se dermos condições de trabalho a ele, ele retorna ao clube para nos dá retorno como foi na conquista da Copa do Brasil em 2016 e da Libertadores em 2017 e não há nada que pague a alegria da torcida com comemorações de títulos e é isso que nós vamos buscar.

RPI: Como será a montagem do departamento de futebol, algo que faltou no Grêmio nos últimos anos?
Odorico: Vamos profissionalizar todas as áreas do Grêmio, não somente o departamento de futebol, neste departamento vamos fazer uma revisão no organograma, na estrutura, trazendo profissionais de primeira linha, vamos trazer um executivo de futebol que terá um papel fundamental que vai poder executar as diretrizes que serão dadas nas questões do futebol. Do ponto de vista médico, também queremos revisar os procedimentos do Grêmio na área de saúde, recentemente estivemos visitando o Fluminense que tem protocolos, métodos de tratamento de lesões, que encurtam muito o retorno dos atletas as atividades dos jogadores depois das lesões então são tecnologias que o Grêmio podem incorporar ao seu departamento de futebol e departamento médico e trazer com isso um diferencial em relação ao que vivemos hoje.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí - Foto: Divulgação/Futebol e Torcida Juntos