O agronegócio é um dos segmentos que pegou caminho na esteira da inovação, até para atuar com novas tecnologias nas propriedades rurais. O Instituto Agregar de Panambi é um dos exemplos que integra vários segmentos, inclusive entidades ligadas ao agro, na busca por novidades.
Considerado um hub de inovação, o Instituto Agregar foi formado, em 2022, pelas empresas Saur, Kepler Weber, Tromink, Fockink, Bruning, 3 Tentos, além da Cotripal, todas de Panambi, porém, com abrangência até internacional. A gestora executiva do Agregar, Patrícia Garcia, ressalta que outras entidades, associações, sindicatos, enfim, demais segmentos da sociedade, inclusive da região, podem se inserir no Instituto.
Ela observa que um dos objetivos é atuar na gestão da inovação das instituições, com aproximação de tecnologias entre os participantes. Com isso, também pode ocorrer resolução de problemas e tomada de soluções em conjunto. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Patrícia Garcia concedeu entrevista no programa Progresso Rural da RPI, a fim de explanar mais sobre o Instituto Agregar e enfocar, especialmente, as vantagens ao meio rural. Ela observa que todos os integrantes do Instituto têm vinculação com o agro, por exemplo, a Cotripal e Três Tentos, que atuam no recebimento e comercialização de grãos, ou as demais empresas, que produzem equipamentos ou áreas afins à produção rural. Comenta que na aproximação de ideias podem surgir soluções.
Inclusive, Patrícia Garcia esclarece que através do Instituto Agregar é possível conquistar recursos financeiros para desenvolvimento de projetos no agro. Recentemente, num trabalho conjunto entre Instituto Agregar, Focking e Cotripal foram conquistados 200 mil reais para instalar um sistema de irrigação no campus do IFFar Panambi -Instituto Federal Farroupilha – que fica para a região como forma demonstrativa.
Nos últimos dias, a prefeitura de Panambi repassou uma área para que o Instituto Agregar construa um prédio que vai contar com atuação de todas as empresas e demais entidades que fazem parte desse hub de inovação. (Abaixo, áudio de Patrícia Garcia sobre o imóvel).
No Progresso Rural, ontem pela manhã, Patrícia Garcia ainda falou sobre o Fórum da Inovação, que vai acontecer dias 8 e 9 do mês que vem, na Afucopal, em Panambi, inciativa do Instituto Agregar. Haverá painéis sobre sustentabilidade e resiliência climática, energia verde como combustível do futuro, também sobre a Soli 3, projeto entre Cotripal, Cotrijal e Cotrisal que resultará numa industria de biodiesel de soja em Cruz Alta, ainda temática referente a oportunidades de negócios com o mercado dos Estados Unidos. Inscrições podem ser feitas pelo site forumdeinovação25.com.br.
Confira entrevista completa com Patrícia Garcia: