Busca rápidaX

Progresso Rural: Estiagem reduz produção de leite e causa morte de animais em Augusto Pestana

14 de fevereiro de 2022

A estimativa é que a redução da produção leiteira em Augusto Pestana esteja em 30%, devido à estiagem. Isso significa diminuição de um milhão, 399 mil litros por mês. Com valor médio de dois reais por litro de leite que os agricultores recebem, o impacto geral para os produtores de leite de Augusto Pestana é de dois milhões e 700 mil.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, Claudio Ailto Maciel dos Santos, os cálculos são baseados na produção média de quatro milhões, 666 mil litros de leite por mês que Augusto Pestana produzia antes da estiagem, ou 56 milhões de litros por ano, o que coloca o município como maior produtor de leite do Rio Grande do Sul. Em segundo lugar está o município de Santo Cristo.

Ele também explica que Augusto Pestana tem em torno de nove mil vacas em lactação e, desse total, entre 30 e 35% no sistema compost barn e estábulo, ou seja, com sistema protegido, em temperatura ideal e água suficiente, ainda alimentação através de silagem e ração. Isso reduz bastante as perdas na produção leiteira. Porém, muitos outros produtores possuem os bovinos soltos, o que diminui sobremaneira a produção de leite, pois as pastagens estão muito castigadas pela estiagem.

Apenas em algumas lavouras pestanenses existe irrigação. Aliás, tem áreas em que não há mais pastagem. No entanto, mesmo em compost barn, a alimentação se torna complicada, pois a silagem de milho da atual safra apresenta baixa qualidade, visto que o cereal produziu poucas espigas e baixa granação pela falta de chuva.

Outra consequência da estiagem em Augusto Pestana é a mortalidade de bovinos. O secretário, Claudio Ailto Maciel dos Santos, ressalta que em média entre cinco a seis vacas já morreram por dia devido ao excesso de calor, falta de pasto e água. O problema é que esta mortalidade continua. Outra observação é que os bovinos que morreram eram de alta qualidade na produção de leite. Ontem pela manhã, o secretário da Agricultura de Augusto Pestana falou sobre esses assuntos no programa Progresso Rural da RPI. Confira o programa na íntegra:

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!