O período de inverno é propício para plantio de frutíferas, também podas dessas plantas. O extensionista da Emater, em Ijuí, Vito Cembranel, explica que para produção adequada de frutas é necessário atenção desde a fase inicial, por exemplo, boa adubação da cova e plantas com raízes de qualidade.
Cembranel esclarece que 70% do sucesso de uma planta depende do sistema de raiz, inclusive em relação à doenças. Quanto à adubação, é preciso avaliar o solo e o tipo de frutífera. No caso do pêssego, não é necessário muito adubo. No que se refere à poda, o integrante da Emater frisa a importância de manter a supressão de galhos desde a fase inicial, com manutenção do porte baixo das frutíferas, exceto as plantas nativas, que podem crescer um pouco mais. Um dos exemplos de poda, no atual momento, é das videiras.
Em relação ao tratamento contra doenças e pragas, Vito Cembranel chama atenção para uso de produtos naturais, como caldas e até utilização de leite, que pode ser organizado nas propriedades e com baixo custo. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Vito Cembranel falou mais sobre frutas e pomares durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ainda abordou o bom mercado consumidor de frutas em Ijuí e região e a falta de muitas variedades, diante disso, frutas são trazidas de outros locais para abastecer Ijuí e região.
Cembranel cita que existe necessidade de produzir mais abacate, ameixa, figo, pêssego e caqui. Além disso, já existe experiência e aumentou a produção de banana em Ijuí, outra opção para implantar nas propriedades rurais e também na cidade. Outra experiência que já existe em Ijuí é a produção de maçãs, com variedades que se adaptam no clima local.
Também no Progresso Rural de ontem pela manhã, Vito Cembranel falou sobre a possibilidade de produzir frutas nativas, como carambola e acerola, inclusive que possuem bons nutrientes para a saúde. Normalmente, em Ijuí e região a produção maior de frutíferas se refere a bergamota e laranja, mesmo assim, nos últimos anos ocorre redução dessas áreas por conta de doenças e falta de mão de obra.
O extensionista da Emater ainda destacou no Progresso Rural, o curso para especialização de produtores em produção de uva e vinho. Interessados podem se inscrever até sexta-feira, no escritório da Emater, rua 24 de Fevereiro, centro de Ijuí. Podem se inscrever interessados de Ijuí e região. O curso vai ser gratuito, porém é cobrada taxa de 100 reais para custear materiais do curso. A formação vai abranger desde organização do solo, plantio de videiras, cuidado no desenvolvimento, produção de uvas e de vinho. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Vito Cembranel: